segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Trapalhada, diversão e muita emoção na 89ª edição da entrega do Oscar


 


Levei um bom tempo para me recuperar do choque que foi o final da 89ª edição da entrega do Oscar. Toda aquela confusão envolvendo o resultado da categoria principal, Melhor Filme, não desestabilizou apenas os famosos no Dolby Theatre. Mas todo mundo que assitia a festa em casa. Realmente foi um vexame. Mas, por outro lado, também foi bem emocionante. Fiquei nas nuvens quando minha atriz favorita no mundo, Faye Dunaway, entrou no palco com Warren Beatty para anunciarem o vencedor de Melhor Filme e comemorar os 50 anos do filme Bonnie & Clyde - Uma Rajada de Balas. Na hora de abrir o envelope, Beatty ficou olhando para o papel com cara de bobo e todo mundo achou que ele estivesse fazendo graça. Faye, então, pegou o papel e leu: "La La Land". A equipe do musica foi receber a estatueta, os produtores, Fred Berger, Jordan Horowitz e Marc Platt, faziam seus discursos quando foram avisados da confusão: o vencedor, na verdade, era Moonlight: Sob a Luz do Luar. "Há um erro, Moonlight, caras, vocês ganharam melhor filme. Isso não é uma brincadeira, acho que eles leram a coisa errada", afirmou Horowitz, que ainda fez questão de entregar o troféu para a equipe de Barry Jenkins. E o grupo do diretor também fez questão de enaltecer La La Land. O que ficou dessa trapalhada toda foi um profundo espírito de camaradagem entre colegas de profissão. Uma linda zorra!
Moonlight: Sob a Luz do Luar também recebeu os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante (Mahershala Ali), enquanto La La Land: Cantando Estações levou seis Oscar: Melhor Diretor (Damien Chazelle), Atriz (Emma Stone), Trilha Sonora Original, Canção Original (City os Stars), Fotografia e Design de Produção. 
Muito bem-humorada, a festa apresentada por Jimmy Kimmel foi uma das melhores de todos os tempos. Lanchinhos sendo jogados de mini-paraquedas em cima da plateia, discursos fortes contra a política preconceituosa do presidente Donald Trump, excelentes números musicais e uma brincadeira muito divertida: levar um grupo de incautos turistas para adentrar a plateia e ser surpreendido por tantas estrelas. Foi demais!
Bem bacana também a participação de Lázaro Ramos e Seu Jorge num vídeo sobre a diversidade do cinema através do mundo e alguns astros revelando filmes e atores/atrizes que os influenciaram. E a presença de Hector Babenco entre os homenageados na seção In Memorian. 
Com vexame ou não. Com vitórias justas ou não. O certo é que quem assistiu jamais esquecerá a 89ª edição do Oscar. Confira a lista com todos os vencedores:




Melhor Filme: Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor DiretorDamien Chazelle (La La Land: Cantando Estações)  
Melhor Atriz: Emma Stone (La La Land - Cantando Estações)
Melhor Ator: Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Melhor Atriz Coadjuvante: Viola Davis (Um Limite Entre Nós) 
Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Melhor Roteiro Original: Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-Mar)
Melhor Roteiro Adaptado: Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Melhor Fotografia: Linus Sandgren (La La Land: Cantando Estações)
Melhor Animação: Zootopia - Essa Cidade é o Bicho
Melhor Filme em Língua Estrangeira: O Apartamento (Irã)
Melhor Documentário: O.J. Made in America
Melhor Montagem: John Gilbert (Até o Último Homem)
Melhor Design de Produção: La La Land: Cantando Estações
Melhor Maquiagem & Penteado: Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini e Christopher Nelson (Esquadrão Suicida)
Melhor Figurino: Colleen Atwood (Animais Fantásticos e Onde Habitam)
Melhores Efeitos Visuais: Robert Legato, Adam Valdez, Andrew R. Jones and Dan Lemmon (Mogli: O Menino Lobo)
Melhor Canção Original: City of Stars (La La Land: Cantando Estações); música de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul
Melhor Trilha Sonora: Justin Hurwitz (La La Land: Cantando Estações)
Melhor Edição de Som: Sylvain Bellemare (A Chegada)
Melhor Mixagem de Som: Kevin O'Connell, Andy Wright, Robert Mackenzie e Peter Grace (Até o Último Homem)
Melhor Curta-Metragem: Sing
Melhor Curta-Metragem de Animação: Piper
Melhor Documentário em Curta-Metragem: The White Helmets

Nenhum comentário:

Postar um comentário